sábado, 26 de março de 2011

Balada de Bilbo Baggins

Hoje é aniversário de Leonard "Spock" Nimoy. Para celebrar, aqui vai a música que ele cantou em homenagem a Bilbo Bolseiro:

sábado, 19 de março de 2011

Apocalipse Z

Sinopse: Advogado espanhol se vê as voltas de uma epidemia de zumbis. Para sobreviver, ele deverá singrar o país em busca de um território seguro, mas a tenacidade dos não mortos é interminável.

Análise: Publicado originalmente na internet pelo jornalista Manuel Loureiro, Apocalipse Z é um típica história de zumbis, que coloca pessoas as voltas com os limites da sanidade enquanto fogem dos mortos vivos (aqui chamados de não mortos).

Apesar de ser mais do mesmo, ainda assim é um livro bem interessante. Narrado em primeira pessoa, o nome do protagonista é propositalmente escondido do leitor, dessa maneira somos conduzidos pela história pela visão dele, primeiro em seu blog, depois em seu diário de viagem.

Os eventos contados são repletos de ação e drama, tal qual um filme do George Romero. Dessa maneira, a leitura é cativante e não dá pra largar o livro enquanto ele não acaba.

Há algumas sacadas únicas, como o fato do protagonista se preparar como nunca antes visto em uma história de zumbi. Ele se preocupa com coisas básicas como barulho causado por armas de fogo, ou usar uma roupa de mergulho para evitar arranhões e mordidas. Ainda assim, é mantido o espírito lovecraftiano de “pessoa comum em situação incomum”.

A edição é boa, com um papel de qualidade para um livro desse tamanho. Há alguns erros de revisão e um de digitação, mas tudo é passável ante a qualidade do livro.

Nerdshop:

Apocalipse Z, Manuel Loureiro (Planeta)