segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Resenha: Bilionários por Acaso

Sinopse: Os bastidores da criação do Facebook, ainda em Harvard.

Análise: O filme A Rede Social está sendo um sucesso no cinema ao mostrar de maneira dramatizada a cadeia de eventos que deu origem ao Facebook. Sua inspiração é a pesquisa feita pelo jornalista Ben Mezrich para o livro Bilionários por Acaso, lançado por aqui pela editora Intrínseca.

O livro, assim como o filme, imagina os detalhes das relações de Mark Zuckerberg em Harvard que lhe deram subsídios para a criação da rede social. O brasileiro Eduardo Saverin e os irmãos gêmeos Winklevoss tem papel central na história.

Graduado em Harvard em 1991, o autor se foca muito em explicar detalhes dos funcionamentos das casas da universidade e como as relações sociais (ou falta de) delas influenciaram nos conceitos do Facebook, deixando na verdade a narrativa linear um pouco morosa. Nesse sentido, o filme é bem mais empolgante, indo e voltando no tempo, destacando as audiências dos processos contra Zuckerberg para manter o público sempre alerta.

Mas o charme do livro está em saber mais detalhes, mais completos e mais precisos sobre o que cada um dos personagens da história contribuiu para o Facebook. Por exemplo, o papel de Eduardo Saverin como amigo de Zuckerber, e como Sean Parker de fato entrou e saiu da história toda.

Posto tudo isso, Bilionários por Acaso é uma obra para quem quer se aprofundar mais na criação do Facebook. Compre aqui.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Paths of Hate

Circulando pela internet nos deparamos com vários trabalhos interessantíssimos, como o trailer a segur da animação polonesa Paths of Hate. Confira:

933 PATHS OF HATE long trailer from Platige Image on Vimeo.



Para saber mais sobre o filme, entre no seu site oficial (em polonês).