sexta-feira, 25 de junho de 2010

Resenha: Píppi Meialonga

Sinopse: Píppi é uma menina de nove anos órfã, que mora em uma casa com o macaco Sr. Nilson e seu cavalo.

Píppi Meialonga é um livro episódico, que conta pequenas aventuras da menina com seus dois novos amigos, que moram na casa da frente, Aninha e Tom.

A história da obra é bem simples: Píppi vive sozinha. Sua mãe morreu quando era ainda pequena, então ela passou a acompanhar o pai, capitão, em suas viagens pelo mundo. Quando o pai morre num naufrágio, a menina assume a propriedade deles, chamada Vila Vilekula, e passa a viver sozinha.

Apesar de uma tristeza aparente, não há tempo para esse sentimento na obra. Píppi é uma criança bem dinâmica e resolvida: ela limpa a casa, faz biscoitos, dorme quando sente sono, passa a noite acordada. Pra completar, ela tem uma força descomunal, o que impede que policiais a levem para orfanato e que ladrões roubem sua fortuna.

Forte, independente, rica: Píppi é tudo o que uma criança quer ser. E por isso ela é tão cativante. Sua inocência frente aos padrões morais é muito engraçada, rendendo situações divertidas e respostas afiadas na ponta da língua. A risada é garantida.

A obra já gerou filmes, desenhos... mas, com certeza, nada é melhor do que o próprio livro. A tradução foi feita com muito cuidado, direto do sueco (língua original).

Píppi Meialonga cativa leitores de todas as idades. Recomendo para qualquer um que quiser uma leitura leve e divertida, ou para dar de presente a alguma criança (ou adulto...).

Um comentário:

Jhon-Bruh disse...

Muito obrigado ajudou para mim na minha prova da escola sobre píppi meialonga muito Obrigado !