quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Já vimos Onde Vivem os Monstros

A sensação que se tem ao terminar de ver Onde Vivem os Monstros é que Spike Jonze fez uma das melhores fábulas de todos os tempos. O único problema é que, voltado para o público infantil, o filme não tem absolutamente nada de infantil. É uma obra para adultos, e, como tal, beirando a perfeição.

Aguardem a resenha para perto da estreia, em 15 de janeiro. Quem quiser matar a curiosidade antes, pode encarar o poema original de Maurice Sendak, na bela edição da Cosac Naif.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Já vimos: Sherlock Holmes

Quem tem altas expectativas para ver a versão de Guy Ritchie (RocknRolla) para Sherlock Holmes não perde por esperar. A dinâmica do cineasta está em alta, com a atuação de Robert Downey Jr. e Jude Law muito bem integradas com a estética do filme.

Outro destaque fica por conta da empolgante trilha musical que conquista o público logo na primeira cena. O filme está agendado para estrear no dia 8 de janeiro e até lá teremos uma resenha completa no site.

Nerd Comenta (21)

Entre uma festa de final de ano e outra, sobra um tempinho para comentários...

1. Natal
O almoço de Natal é sempre aquela reprise requentada da ceia. É como se fosse a apoteose da pizza de domingo de manhã!

Seriam os reis magos escoteiros?

2. Ídolos
Parabéns ao Saulo, ganhador da edição 2009 do programa Ídolos! Agora pode se orgulhar de seu nome estar na lista das sub-celebridades esquecidas que farão parte de A Fazenda 3!

3. Avatar
Só eu que achei que esse novo filme do James Cameron era uma versão live action dos Smurfs?


Seguuuuura, peão!

4. Palmeiras
O time que teve a maior chance de ser campeão nesse ano acabou morrendo na praia. Ano que vem é melhor mudar o CT para o Guarujá!

5. Jogos do Mario
Só no mundo do videogame é que uma princesa vai pedir socorro a um encanador para ser resgatada das garras de um monstro. Quando a pia dela está entupida ela deve chamar a SWAT!

Confira o Mário na Copa Nerd.

6. Berlusconi
Depois da pancada na cara que fez o primeiro ministro italiano quebrar uns dentes, ele está pensando em ter umas aulas de esquivas com George W. Bush.


Segunda opção de treinamento

7. Malhação ID
O protagonista da nova temporada da novelinha juvenil é interpretado pelo filho do Fábio Jr. (que por acaso não se chama Fábio Neto) Se a genética estiver correta, esta será a primeira vez que um personagem principal de Malhação enfrentará um divórcio! = o

8. Dexter
Há pouco tempo o ator Michael C. Hall (Gamer) casou-se com a atriz que interpreta sua irmã no seriado sobre o serial killer. Quer dizer que só a psicopatia não era suficiente? Tinha que colocar um incesto na bagaça!!! Apelação tem limite, rapá!

9. Robert Pattinson
No novo filme da saga Crepúsculo, o Edward aparece como se fosse um fantasma. Então tem vampiro, lobisomem, Gasparzinho e quem fica assistindo demais essas coisas pode virar uma múmia! (pronto, assinei minha sentença de morte)

10. Roberto Carlos
O cantor teve um problema muscular e perigou não gravar seu especial de fim de ano. A Globo nem ficou preocupada, já que poderia contratar a Simone e ninguém ia notar a diferença. Ela tem o mesmo corte de cabelo, se veste de branco e lança CD em dezembro!

São tantas emoções, bixo!

Trailer de Livros

Os livros estão entrando de cabeça no mundo digital. Enquanto Kindle e similares levam o próprio conteúdo do livro para os zeros e uns da informática, muitas editoras se aproveitam da internet (principalmente do Youtube) para divulgar seus velhos livros de papel.

A ideia é adaptar o formato dos trailers de filmes para os livros. As editora produzem então imagens e frases de efeito em vídeos curtos na internet para chamar a atenção para seus produtos. Normalmente, esses trailers online funcionam melhor com quadrinhos, mas alguns livros produzem resultados interessantes. Confiram alguns:

39 Clues


Três Dedos: Um escândalo animado


Fracasso de Público


O seminarista


Sense & Sensibility & Sea Monsters

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Nerd Comenta (20)

A galerinha do site inundou o blog e não deixou espaço para mim! Agora eu vou fazer meus comentários nem que seja na marra! (revortei)

1. Gabarito Enem
Esse ano no dia da divulgação do gabarito da prova, teve um atraso que deixou muita gente preocupada e enjoada. Por isso que eu digo que Enem é igual menstruação!
Será que a Tropa Estelar aceita o Enem?

2. CBF
A CBF entregou a premiação aos melhores do Campeonato Brasileiro. Para o ano que vem eles precisam de mais categorias! O Framboesa de Ouro por Melhor Luta vai para a torcida do Coritiba.

3. FUVEST
Nesse ano o maior vestibular do país ganhou uma terceira fase. Ano que vem vai ter chefão, combo e magia!

4. Mensagem de Natal
Sempre que eu leio a frase "Paz na Terra aos homens de boa vontade", eu penso que a maioria dos funcionários públicos não tem paz. XD

5. Luan Santana
Confiram esses trechos da música do cantor sertanejo:

"Te dei o Sol,/ Te dei o Mar pra ganhar seu coração;/ Você é raio de saudade;/ Meteoro da paixão; "

"O nosso quebra-cabeça teve fim;/ Se for sonho, não me acorde;/ Eu preciso flutuar;/ Pois só quem sonha, Consegue alcançar."

"Tão veloz quanto a luz;/ pelo Universo eu viajei;"

Isso prova que nerds podem ser românticos. E bregas!

6. Receita federal
Eu só sei que a receita de panetone no Distrito Federal está muito estranha. Não é, seu Arruda??? >:-[
Sabor pizza!
7. Flamengo
O time carioca comemorou seu penta-campeonato por ter feito 67 pontos. Eu não consegueria ficar tão empolgado com um campeonato em que ninguém faz 69!

8. Corinthians
Ainda no quesito de novas categorias para o prêmio da CBF, o alve-negro paulista merece o prêmio de Melhor Figuração!

9. São Paulo
Adoooooro quando não tenho nem que pensar num xiste!

Arraaaasa no sertanejo, Ricky!

10. Gisele Büdchen
A top foi mamãe! Se o infante quiser seguir a carreira da mãe,vai sair correndo pela passarela derrubando as modelos. Seguir a carreira do pai, depois de cada passe ele faz uma pose.



sábado, 12 de dezembro de 2009

Copa de Literatura Brasileira 2009



Uma das minhas premiações literárias favoritas já está nas Quartas de Final. O resultado do jogo 11 da Copa de Literatura Brasileira foi divulgado no domingo passado, e o vencedor foi Flores Azuis, de Carola Saavedra, uma das apostas que fiz na coluna que escrevi sobre a competição no Homem Nerd.

Durante as Oitavas de Final, eu torci por três autores - Rodrigo Lacerda, Contardo Calligaris e Lourenço Muterelli - e por três livros - O Livro dos Nomes, Flores Azuis e O Verão de Chibo. Acertei dois em cada categoria.

Logo no primeiro jogo, a primeira derrota. O Livro dos Nomes, de Maria Esther Maciel, perdeu a partida para Cordilheira, de Daniel Galera, sob a alegação de que é um amontoado de histórias nem tão inéditas assim, organizadas numa estrutura antiquada (ouch!). Já comecei perdendo de 1 a 0.

No jogo 2, Paulo Coelho perdeu (oh, que surpresa!). Eu achei que isso aconteceria, mas quem não sabia? Não tenho nem coragem de contar um ponto para mim.

No jogo 3, por um desses golpes do acaso, O Verão de Chibo, de Vanessa Barbara e Emilio Fraia, estava destinado a enfrentar a obra de Lacerda, O Fazedor de Velhos, e sagrou-se vitorioso. Acho que nesse eu empatei, porque estava torcendo pelos dois. Para ficar na metáfora futebolística que nosso presidente gosta tanto, é como um jogo da Portuguesa contra o Juventus. Não dá para escolher um dos dois. Melhor comprar uma cerveja e um punhado de amendoins e ir jogar dominó na arquibancada enquanto rola o jogo.

Embora eu não devesse confessar isso em público, a-do-rei o resultado do jogo 4. Não escondo minha antipatia por Moacyr Scliar, e não é só porque ele ganhou o Jabuti deste ano que vou falar bem. Achei ótimo ele ter perdido para Galiléia, de Ronaldo Correia de Brito. E prêmio por prêmio, Brito levou o São Paulo de Literatura e muito mais dinheiro que Scliar. Ahá!

O resto das Oitavas de Final foi só alegria. Calligaris, Mutarelli e Flores Azuis ganharam as partidas de estreia para a alegria desta colunista.

Nas Quartas de Final, Flores Azuis continua com bom desempenho. Falta só mais um jogo para terminar a rodada, justamente o que confrontará Mutarelli e Calligaris. Os leitores que me desculpem, mas reservo-me o direito de não dar palpite nesse match. Trago o resultado, porém, assim que eu o souber.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Stillerstrong

Ben Stiller entrou na onda de Will Ferrell e bolou um jeito de fazer uma boa ação aliado à comédia. Ele criou o site Stillerstrong.org e lançou uma campanha que tira sarro da fundação que ajuda pessoas com câncer do Lance Armstromg (Livestrong.org). Inclusive, Armstrong apoia a ação, participando de filmes para a campanha (eles devem ser amigos desde a época de Com a Bola Toda né?).

Brincadeiras à parte, quem comprar a linda faixa que até o supermodelo Derek Zoolander usa, ajudará a ONG do Haiti, Save the Children, a manter uma escola. Outra ideia que ele roubou do Zoolander, não? Ele podia aproveitar e roubar também o jingle Save the Orphans.

Entre no site, confira os vídeos e, se puder, ajude. A campanha já arrecadou 69.258 dólares.

Como não podia deixar de ser, Owen Wilson também participa. Confira:

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Já vimos: Lula – O Filho do Brasil

Assistimos a Lula – O Filho do Brasil, uma das produções nacionais com o lançamento mais polêmico dos últimos tempos. Tirando a questão política de lado, o que sobra é um drama bem brasileiro, falando da seca, da pobreza e da luta por uma vida melhor.

A história de Lula pede para ser um filme, mas nos momentos mais importantes o diretor Fábio Barreto usa a câmera da forma mais cafona que ele conseguiu imaginar. No roteiro falta unidade, com a inserção forçada de episódios da vida do protagonista.

A resenha completa estará no ar na semana da estreia, agendada para 1 de janeiro.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Little Nemo no cinema

Não seria superlegal se pessoas de alto calibre, como Ray Bradbury – autor de diversos livros de ficção científica, dentre eles o clássico Farenheit 451 –, o quadrinhista Moebius, Chris Columbus (roteiristas e diretor de diversos filmes infanto-juvenis) e o diretor de animês Masami Hata se juntassem para produzir um filme de animação baseado em Little Nemo in Slumberland, de Winsor McCay?

Pode até parecer um sonho, um daqueles que temos e caimos da cama enrolados em nossos lençóis, mas esse filme já aconteceu e exatamente desse jeito. Trata-se da produção nipo-americana Little Nemo, dirigida por Masami Hata (Initial D) e William Hurt (Os 6 Biônicos), lançada há exatos vinte anos, em 1989. Além dos dois, os já citados Moebius, Bradbury e Columbus trabalharam na arte, concepção e roteiro da história do longa, respectivamente.

O resultado da junção desse time dos sonhos é simplesmente espetacular. Winsor McCay, um dos precursores da animação cinematográfica, não merecia menos.

Na história, Nemo vai a terra dos sonhos, como todas as noites, para brincar com a princesa Camille. Só que, instigado pelo inconsequente Flip, Nemo desobedece as recomendações do Lorde Morpheos e liberta um medonho pesadelo que sequestra seus amigos. A partir daí, o menino parte junto para enfrentar o seu pesadelo.

É possível perceber a mão de cada um dos autores. A arte onírica, repleta de maravilhas voadoras e duendes pirados tem a cara de Moebius. O pesadelo assustador é obra de Bradbury, já a narrativa leve e infantil, cortesia de Columbus. A animação é de ótima qualidade e o design dos personagens apresenta uma hibridez das características norte-americanas e japonesas.

O melhor de tudo é que a Videolar lançou o filme em DVD simples no mercado brasileiro e é possível encontrá-lo com certa facilidade em gôndolas de supermercados por preços pra lá de camaradas. A única dificuldade é achar o filme para vender em sites como Submarino ou Saraiva, cujos buscadores insistem em nos empurar Procurando Nemo. Aos sortudos que encontrarem O Pequeno Nemo para vender, não hesitem em comprá-lo e vê-lo, vale a pena. Confiram um trecho do filme disponível no Youtube:




Vale lembrar que alguns anos antes ninguém menos que os estúdios Ghibli tentaram fazer uma versão de Little Nemo que não emplacou e só teve um piloto, mas não era menos genial, como pode-se ver pelo vídeo abaixo:



Por fim, o próprio Winsor McCay levou seu personagem sos cinemas, também merece uma conferida:

sábado, 5 de dezembro de 2009

Nerd Comenta (19)

Com o final do Campeonato Brasileiro, uma semana futibolística no retorno dos meus comentários:

1. Grêmio
Para que Palmeiras, Internacional e São Paulo tenham chances de ser campeões, o Grêmio precisa vencer o Flamengo. Com isso a bandeira que seria branco, preto e azul ganhou mais uma pancada de cores. Não é que uma bandeira arco-íris combina com um time gaúcho?

Um time digno!
2. SBT
O nome da rede do Seu Sílvio vai mudar. Agora será SBTP: Sistema Brasileiro de Troca de Programação.

3. Mega Sena
As lotéricas prometem que no final do ano, uma edição especial da Mega Sena dará R$ 100 milhões. Eu protesto! Essa deveria chamar Giga Sena! XP


"Até eu vou participar!"
4. Enem
Com tanto futebol, tem vestibulando confundindo tudo. Eles dizem: “Da última veiz que teve robalhera nos resultados, foi Coríntia campeão, mano!”

5. Flamengo
Esse é o time com as maiores chances de ser campeão, mas dessa vez eles não podem dizer que são a maior torcida do país. Pelo menos nesse final de ano, a torcida do Grêmio é muito mais numerosa!

6. Lombardi
Agora que o locutor foi pro andar de cima, ele vai ter que falar: “Oi, São Pedro!”

7. Leila Lopes
Uma semana e duas celebridades que começam com L faleceram. Se fosse em Metrópolis, a agenda do Superman estaria lotada de velório! (quem é nerd de verdade entendeu)

8. Silvio Santos
DESAFIO DO MARCELO! Encha a boca de farofa e fale rápido: Seu Sílvio Santos soube superar sua soberba!

9. Arruda
Se o governador do DF usasse suas habilidades no placar em outra área, era Brasiliense campeão brasileiro!

É campeão!
(With a little help from my friends)

10. Santos
O Peixe já anunciou seu ataque para a próxima temporada: Kléber Pereira e Marta!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Já vimos: A Princesa e o Sapo


A mais nova empreitada da Disney é uma volta aos clássicos de animação tradicional, e musical! A Princesa e o Sapo conta a história da jovem Tiana em Nova Orleans, na época do jazz e dos sonhos a serem realizados.

O longa-metragem não deixa os fãs da Disney na mão, que podem esperar uma animação bem feita e muito bonita – com destaque para a iluminação. A variedade de personagens também agrada.

A resenha completa estará no ar na semana da estreia, agendada para 11 de dezembro.

---

Update 11/12/2009: A resenha já está no ar (clique aqui).