terça-feira, 31 de março de 2009

Já vimos: DragonBall

Uma das maiores dúvidas quando o assunto é adaptações cinematográficas nerds de 2009 já pode ter algumas respostas. Hoje assisti ao filme DragonBall (tudo junto mesmo, minha gente) e posso dizer que ele segue a mesma linha de Transformers: uma adaptação que agradará ao público mais jovem, mas que faz os fãs mais antigos torcerem o nariz.
O roteiro é cheio de furos e toda a ação parece corrida, já que o filme dura menos de 90 minutos. Sempre achei que o anime Dragon Ball (agora separado) enrolava demais, mas não precisava apressar tanto. Parece que a ideia é esconder os furos do roteiro, como o localizador de Esferas do Dragão que Bulma inventou e funciona ao sabor do vento.
A garotada vai gostar dos efeitos especiais e das cenas de luta, mas os fãs mais tradicionais terão de se contentar apenas com momentos marcantes do mangá e do anime que foram transpostos em live action.
A resenha completa estará no ar na semana que vem, já que o filme só estreia dia 9 de abril.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Travesseiros


Novamente um post sobre badulaques interessantes. Dessa vez garimpamos um top 10 de travesseiros divertidos. Confira clicando aqui.

O preferido da equipe foi a cabeça de cavalo ao melhor estilo Vito Corleone de o Poderoso Chefão.

terça-feira, 24 de março de 2009

Galactus x Cthulhu

Os mundos da ficção sempre tiveram uma questão insolúvel: quem pode mais a ciência ou a magia, o cósmico ou o mítico?

Pensando nisso, elaboramos este novo Confronto Impossível, colocando frente a frente duas das mais temíveis entidades das histórias sci-fi: Galactus e Cthulhu.


De um lado, Galactus, o Devorador de Mundos, maior inimigo que a Terra já teve no Universo Marvel. Oriundo de outro universo, Galactus tem um tamanho colossal e sobrevive devorando a essência vital de outros planetas. Na Terra, seu arauto, o Surfista Prateado, trocou de lado e se juntou ao Quarteto Fantástico para tentar detê-lo. Mas isso não foi suficiente; até que o Vigia Uatu abandonou sua postura neutra e ajudou os terráqueos, encontrando dentro da própria nave de Galactus o nulificador total, arma mais poderosa do universo, que o afugentou. Porém, sua presença continua a ameaçar toda a vida, não só na Terra como do Universo.


Do outro lado, está Chtulhu, também oriundo de outra dimensão. Só que Cthulhu está adormecido na Terra, sob os oceanos, e quando despertar poderá representar a total destruição da humanidade. Chtulhu é um deus antigo, quadridimensional e mítico. No universo criado pelo escritor Lovecraft, o monstro pode ser quem originou a vida na Terra apenas para destrui-la depois. A simples visão da criatura monstruosa é suficiente para enlouquecer um ser humano, e um movimento dele gera maremotos e tsunamis por todo o planeta.

No mundo fora da ficção, o sucesso de Galactus pode ser considerado maior no meio pop, já que muito mais pessoas o conhecem. Além dos gibis, que o lançaram ao estrelato, Galactus já marcou presença em games, livros, miniaturas, animações e esteve no filme Quarteto Fanstástico e o Surfista Prateado.

Mas se no meio pop Galactus é mais famoso, no meio cult só dá Cthulhu. Os contos de terror de Lovecraft são admirados por críticos e autores do gênero. Lovecraft criou um universo conhecido como Cthulhu Mythos, que influenciou muitos escritores de seu tempo, como o criador de Conan, Robert E.Howard, que colocou o Cimério nessa continuidade. Além da literatura, Cthulhu também influenciou o cinema, seja em adaptações das obras lovecraftianas, seja em referências, como as que Spielberg colocou em Contatos Imediatos de Terceiro Grau. Além disso, o monstrengo também ganhou uma homenagem da banda Metallica na música instrumental Call of Ktulu e é a estrela maior do RPG Call of Cthulhu, considerado por muitos o melhor.

Um verdadeiro duelo de titãs! E quem decide o vencedor é você, por meio dos comentários. Na próxima terça-feira teremos o vencedor.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Resumo da semana

E a semana do Homem Nerd está recheada de novidades cinematográficas. Temos a estreia de Gran Torino e The Spirit, dois filmes bastante aguardados. Além deles, a comédia romântica italiana Lição de Amor e o terror para meninos Alma Perdida.

Ainda sobre cinema, a semana termina com a perda de dois atores não muito conhecidos do grande público, mas bastante competentes na minha opinião.

A interpretação da britânica Natasha Richardson em Uma Estranha Passagem em Veneza (The Comfort of Strangers, 1990) dá a exata medida da sensação de desconforto que Ao Deus-Dará, livro de Ian McEwan em que o filme é inspirado, causa no leitor.

Ron Silver permanecerá eterno na minha mente como o advogado Alan Dershowitz no excepcional filme de Barbet Schroeder que conta a história do casal Von Bullow, O Reverso da Fortuna (The Reversal of Fortune, 1990). Lembro-me de ter revisto o filme durante os anos da faculdade de Direito e de torcer para que eu pudesse me tornar tão boa advogada. Isso não aconteceu, mas o filme continua sendo um dos meus preferidos.

Na literatura, tivemos a resenha de Nos Penhascos de Mármore, de Ernst Jünger, que por conta da sua ligação com o nazismo ficou quase esquecido até agora. Outro livro que mereceu a atenção do Homem Nerd é Foi Apenas um Sonho, que inspirou o filme de mesmo nome com Kate Winslet e Leonardo DiCaprio. O retrato de um casal nos subúrbios norte-americanos dos anos 1950, publicado em 1961, é considerado um dos melhores livros de sua geração.

E para aqueles que acham que Batman nunca é demais – como eu –, a resenha da HQ Coringa está imperdível.

Aproveitem!

terça-feira, 17 de março de 2009

Vencedor: Obi-Wan x Ryu

Exatamente uma semana depois, votações encerradas para o confronto entre Obi-Wan Kenobi e Ryu. E, com o dobro dos votos, o cavaleiro jedi derrotou o street fighter. Aparentemente os poderes de Kenobi evitariam qualquer chance de Ryu derrubá-lo com seu poderoso hadouken.

Na próxima semana, um confronto ainda mais nerd e de proporções muito maiores.


sábado, 14 de março de 2009

Sábado 14

Ontem foi sexta-feira 13, assustadora com direito até a estréia de filme de terror. Hoje, um sábado alegre que me lembrou do seguinte, e hilário, quadro da TV Pirata:


Abridores de garrafa


Quem não gosta daquela cervejinha? Pensando nisso o site Odde.com fez uma lista dos 10 abridores de garrafa mais legais, com destaque para o pen drive aqui reproduzido, para o boné da Guinness e para o abridor falante do Homer Simpson. Confira clicando aqui.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Meninos, já para a locadora!

Se as águas de março estão atrapalhando seus planos de fim de semana, a melhor opção é ficar em casa. Especialmente para os meninos, esse mês chegam algumas opções interessantes na velha e boa videolocadora.
Se o leitor gostar de videogames, pode se interessar pela adaptação cinematográfica de Max Payne (acima), cheia de efeitos especiais e um visual sombrio. Já Missão Babilônia (abaixo) não foi tirado de um título dos consoles, mas com certeza sua estrutura com fases em cenários diferentes renderia um jogo de aventura bem interessante.



Mas se o nerd do outro lado da tela não estiver muito no clima de aventura e quiser dar umas risadas, a comédia Colegiais em Apuros tenta recriar o hilariante sucesso de Superbad. Só que a bebedeira juvenil dessa vez acontece quando os meninos visitam um campus universitário.

Da próxima vez que quiser reclamar da falta do que fazer, é melhor pensar bem...

terça-feira, 10 de março de 2009

Confrontos Impossíveis

Quem leu a coluna sobre crossovers deve ter ficado com vontade de saber quais e como seriam os tais Confrontos Impossíveis.

Pois bem, idealizamos essa nova seção da seguinte maneira: imaginamos um confronto impossível entre personagens de qualquer meio e os leitores decidem o vencedor por meio dos comentários da postagem, narrando como seria a batalha.

Para o primeiro confronto temos Street Fighter VS Star Wars. Cada universo é representado por seu campeão, Ryu de Street Fighter e Obi-Wan Kenobi de Star Wars.

Como seria esse duelo? Seria a espada de luz dos Jedi capaz de refletir uma hadouken de Ryu? Seria Obi-Wan capaz de "apelar" prendendendo seu adversário no "canto"? Será a força mais poderosa que o ki? Você responde!
Crédito da arte: Vini. Confira o seu blog e seu portifólio.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Nós vimos Watchmen


Foi exibido hoje para a imprensa o filme Watchmen, de Zack Snyder, que estreará nos cinemas de todo mundo em 6 de março.

O filme cumpre seu papel de divertir, mas fica muito aquém da obra original de Alan Moore e Dave Gibbons. Alguns cortes e adaptações foram feitos para que a história melhor se encaixasse na telona, porém algumas coisas fizeram falta, como uma maior exploração de Roscharch em sua identidade sem máscara.

Atenção, spoiler abaixo:

Os boatos sobre mudarem o final são verídicos. O fim é diferente do da HQ, na verdade a maioria dos detalhes são idênticos mas o grande clímax é diferente. Como dito, foi uma adaptação para o cinema, porém ficou sem o charme do final do gibi.

Aguardem na quarta-feira a resenha do filme no Homem Nerd.