quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Monstro do Lago Ness

Uma coisa que sempre me deixou encucado é mito do Monstro do Lago Ness (Nessie para os íntimos, como Napoleão Dynamite).

Já ouvi falar de coisas como o monstro ter sido detectado por um sonar, assisti a um documentário no Discovery Channel onde um cientista que dedicou a vida a pesquisar o monstro e conseguiu uma imagem de uma nadadeira estranha no lago, entre outras coisas. E sempre me perguntei: "será?".

Pois bem, com a estréia do filme Meu Monstro de Estimação (que é bem fraquinho por sinal) o
monstro do Lago Ness pode voltar a mídia por um tempinho.

Para saber mais, pesquisei na internet sobre o assunto. Assim, fiquei sabendo que Nessie foi avistado pela primeira vez no século VI, por São Columbano. Entretanto, o sujeito afirmou também que matou um javali rezando, por isso é difícil de acreditar nele. No século XX, o monstro foi visto pela primeira vez em 1923. Dez anos depois, em 1933, um motoqueiro afirmou que quase se chocou com o monstro. No mesmo ano jornal local Inverness Courier fez uma matéria sobre o monstro. A notícia gerou sensação e um circo chegou mesmo a oferecer 20000 libras para quem o capturasse.

Em 1934 surgiu a foto mais famosa do monstro, a chamada Surgeon’s photo, que teoricamente teria sido tirada por um cirurgião. Muitas anos depois o autor da foto declarou que era uma fraude. Confiram:


Muitos dizem ter avistado o monstro ao longo dos anos e muitos cientistas e pseudo-cientistas tantam encontrá-lo, mas sem êxito. Entretanto, o mito tem trazido turistas para a região escocesa do lago e, para eles, é ótimo.

Diversas teorias tentam explicar o monstro. A mais comum é que ele seria um descendente de uma espécie de dinossouro aquático, o Pleissiossauro. Essa tese prega que não seria então um, mas uma comunidade de animais dessa espécie. Os que a refutam, dizem que o tamanho do lago, 53 km de área sem saída para o mar, não comportaria tal espécie.

Explicações para os registos visuais sugerem que as testemunhas tenham confundido o monstro com os esturjões que abundam no lago e que, graças à sua estranha aparência, possam ter causado confusão. Há ainda quem relacione os registos visuais com libertação de gases da falha tectónica que modela o lago, que podem chegar à superfície sobre a forma de bolhas.

Em Julho de 2003, uma equipe da BBC realizou uma investigação exaustiva na zona, com o fim de determinar de vez a existência ou não do monstro. O lago foi percorrido de uma ponta à outra por mergulhadores e cerca de 600 sonares sem qualquer resultado. A BBC concluiu que o monstro não existe mas nem isto desalentou os defensores de Nessie.

Entretanto, em 27 de maio de 2007, Gordon Holmes, um técnico de laboratório de 55 anos de idade, filmou um vídeo que ele diz ser de uma "criatura preta, com cerca de 45 pés de comprimento, movendo-se rapidamente na água". O vídeo vai ser estudado por biólogos. Diz-se que o vídeo está "entre as mais brilhantes aparições do monstro já feitas". Confiram:




Para mim, nada é conclusivo nem para a existência do bicho nem para a inexistência. E vocês, o que acham? Comentem.

Fonte: A maioria das informações desse post foram retiradas da wikipedia e do google.

Casal Nerd (1)

A partir de hoje, toda quarta-feira será dia de um post especial, contando situações de um casal nerd.

Espero que curtam a idéia e que, claro, contem as suas experiências! A gente com certeza pode (vai hehe) utilizá-las para ilustrar o dia-a-dia de um relacionamento em que pelo menos um dos dois é nerd.

****

E então fomos no cinema. Pior que nem era programinha a dois, estávamos com mais oito amigos, ocupando quase uma fileira inteira. Saída de galera, mesmo que seja pra assistir P.S. Eu te amo, é suportável para um nerd, né? Parece que não.

Diálogo não-imaginário
Na telinha: The end.
Eu: Chuinf, que lindo. Adorei.
Ele: Dava pra ter esperado sair em dvd.
Eu: ...

E depois eu sou obrigada, por "contrato", a assistir um filme com um monstro gigante. E sem reclamar!

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Cloverfield, definitivamente o mais esperado

Hoje rolou a cabine de imprensa do filme Cloverfield – Monstro, do famoso produtor J.J. Abrams. A idéia do filme é que um monstro, ao melhor estilo Godzilla, ataca a ilha de manhatan e os espectadores acompanham o que aconteceu por meio de um uma câmera amadora de um transeunte que filmou suas desgraças nesse dia.

Um filmão, fugindo totalmente do que estamos acostumados a ver na telona. Estréia em breve e os nerds mal podem conter a expectativa. Inclusive, o filme está na enquete ao lado sobre os mais esperados do ano. Mas, para os críticos que foram na cabine hoje, definitivamente ele foi o mais esperado, pois, devido a problemas, o filme foi exibido com duas horas de atraso.

A espera valeu a pena, aguardem a resenha em breve.

Ah, só mais um detalhe. Vocês se lembram que nos EUA muita gente saiu enjoada da sala de cinema? Pois é, se você não agüenta muitos movimentos no carro, passa mal em montanha-russa ou avião, não vá ver Cloverfield.


segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Sucesso de Crítica e Público. Sei...

Impressionante como muitas vezes a crítica se descola do público. As vezes este distanciamente é tanto que quem escreve sobre cinema, quadrinhos, arte ou mesmo futebol, para de enxergar o que o espectadores realmente desejam.

Criticos, de cinema sobretudo, vivem buscando filmes revolucionários, que abalem as estruturas da sétima arte. Eles querem coisas como O Império dos Sonhos, de David Lynch, que estreou em meia dúzia de salas e levou pouquíssima gente aos cinemas. Já o público quer diversão, quer rir, quer chorar, se emocionar. O público quer Transformers.

Convenhamos, como diria Kyle em South Park, "se Deus existisse, Michael Bay [diretor dos Transformers] não faria mais filmes". Apesar disso, de usar clichês atrás de clichês, de dirigir mal seus atores etc., seus filmes continuam levando as pessoas ao cinema. E enquanto os críticos descem a lenha nos filmes dele, seus bolsos se enchem de dinheiro dos fãs, que, aparentemente, não ligam para a opinião de jornalistas chatos.

Cabe aos críticos (comos o do HN) voltarem a procurar nos filmes aquilo que costuma agradar o público, e ressaltar cada um dos aspectos que podem agradar os diferentes tipos de pessoa. É utópico, mas é melhor que olhar para o próprio umbigo e criticar o público por não gostar do cinema "cabeça".

Find Chuck Norris

Entrem no google.com
procurem por: Find Chuck Norris
Pressionem Feeling Lucky / Estou com sorte

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Hero Clix

Fãs de RPG e jogos de estratégia e fãs de quadrinhos podem se divertir muito com esse jogo, que é uma mistura de jogo de estratégia com miniaturas e card-game. O melhor de tudo são as miniaturas dos personagens Marvel e DC, ou mesmo algumas de outras editoras. Além disso, é possível confrontar personagens das duas editoras e vem que sai ganhando. Diversão garantida. Está tudo disponível no Brasil, pela Devir. Confiram algumas miniaturas abaixo:


Show do Megarex

E já que a onda é rock, aí vai mais uma dica para quem for ficar em São Paulo no feriado: sábado, dia 26, tem show da banda Megarex no Centro Cultural Vergueiro às 19h. O ingresso custa a bagatela de R$4,00.

A banda já participou de festivais na TV Cultura e foi finalista do Prêmio Visa - Edição Compositores.

Quem quiser saber mais, pode clicar aqui para o site da banda, ou clicar aí embaixo para assistir ao hilário clipe da música "El Fuca Vermejo No Mi Atropellará Jamás":

Enquete adicionada

Adicionamos uma nova enquete, que se encerra no fim de janeiro. A questão é saber qual o filme nerd mais esperado pelos nossos leitores em 2008. Vocês podem votar em mais de uma das opções, que são:
Star Trek
Cavaleiro das Trevas
Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull
Cloverfield
Homem de Ferro
O Incrível Hulk
Dragon Ball
Harry Potter e o Enigma do Príncipe

A enquete foi atualizada às 14h40, devido a um erro na primeira. Quem votou antes desse horário pode votar de novo.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Show grátis em São Paulo

Hora de mais um nepotismo. Dessa vez musical. Já comentamos no site sobre a banda Febre 40. Bom, quem curtiu o som (pode conhecê-lo no MySpace da banda), poderá conferir uma performance ao vivo.

Isso porque vai rolar um show do Febre40 no dia 24/01 - Vale do Anhangabaú as 20h, em comemoração do aniversario de 454 anos da cidade de São Paulo. O melhor é que o show é de graça. Isso mesmo, na faixa, no vasco. Imperdível.

Confiram também o site da banda.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Apresentação

Opa, tô chegando!

Meu nome é Bia, tudo bem?

Faz umas duas semanas que o pessoal do Homem Nerd me convidou a fazer parte da equipe de colaboradores. Doidinhos, eles gostam do que eu escrevo , então aqui estou ; ).

Sou aficcionada por literatura policial, clássica ou contemporânea, e no momento estou estudando para escrever uma monografia sobre os contos de Marçal Aquino. Alguém já leu? É beeem bacana.

Minha missão é garipar notícias para vocês, darling readers, e resenhar tudo o que eu ler. Ah, e postar aqui no blog. Eu também tenho um blog meu, se alguém quiser se aventurar.

É isso.
Até mais!

Marvel a 40 anos

Eu tinha por volta de 13 anos na época em que surgiram os heróis Marvel. As tardes de segunda a sexta eram preenchidas com uma coletânea de desenhos na TV Bandeirantes, entre eles, os Super Heróis Shell: Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk e Príncipe Submarino.

Eram desenhos feitos por uma técnica tosca, chamada de Table Top, onde parte das imagens eram capturadas de desenhos colocados sobre a mesa. A ilusão de movimento era conseguida graças a movimentos de câmara e eventualmente eram complementados com movimentos de braços e pernas recortados (esta técnica, um pouco mais refinada, é ainda usada no South Park).
O lançamento foi em postos de gasolina, distribuidos gratuitamente entre os clientes do posto.

Meu pai, duro (estava com dívidas até o pescoço por causa da contrução da casa onde iriamos morar) , pão duro e sem carro, não me permitia o luxo inimaginável de comprar semanalmente as 3 revistas da Ebal. Vez por outra, minha mãe, também amante de quadrinhos e leitora do Capitão América na infância, me dava alguma grana para comprar as revistas.

O lançamento de Marvel 40 anos resgatou-me nostalgicamente este passsado ao lançar uma edição facsímile do numero zero do Capitão América e Homem de Ferro. Ao reler esta reedição, voltou a minha mente o preconceito com que os quadrinhos eram tratados, obrigando a Ebal usar um português corretíssimo (com frase do tipo "Permitir-lhe-ei a fuga? Jamais!") para driblar a pecha de "deseducador" dos quadrinhos. Ainda hoje em dia há este tipo de preconceito. Os quadrinhos ainda são vistos como "coisa de criança", "arte menor" e outros adjetivos por parte significativa da população.

Pois bem! "Arte menor" é o ca...!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

O que ando vendo e lendo

Ontem tirei o atraso das séries da Marvel para poder resenhar o último número de Guerra Civil. Aproveitei para terminar de ler o livro de Ismail Kadaré, Abril despedaçado. Já emendei com o livro South Park e a Filosofia, que em breve terá resenha no Homem Nerd.

Quanto a videos, acabo de ver o Mágico de Oz sincronizado com o álbum do Pink Floyd Dark Side of the Moon, simplesmente sensacional. Outra coisa que ando vendo, ou melhor revendo, é a série do Jaspion, que ganhei de presente da Frá. Impressionante como os criadores dessa série eram fãs de Star Wars, hehehe.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

50 maiores armas da ficção

A lista é da revista Wizard. Nela estão itens como as armas dos Caça-Fantasmas, a Espada Justiceira, A lança de Longinuss e, como não poderia deixar de estar, o Anel Energético do Lanterna Verde.

Apesar disso, os nerds sentirão falta de algumas coisas, como a prancha do Surfista Prateado e arma de Zillion.

Confiram clicando aqui.

Caçador de Pipas

Reunião de pauta do Homem Nerd. Conversávamos eu e o Edu sobre o vindouro filme O Caçador de Pipas, baseado no livro homônimo.

A idéia era fazer uma resenha por quem leu o livro (eu) e por quem não leu o livro (ele), mas o filme é tão ruim que só mereceu uma resenha. A do primeiro link aí em cima.

Confesso que o título da minha resenha deveria ser: "por quem leu o livro e não gostou". Eu já não tinha gostado do livro, mas alguns livros ruins renderam bons filmes, portanto esse merecia o benefício da dúvida.

Não foi o que aconteceu, o filme é realmente muito ruim. Se vc curtiu a idéia do livro e tal, vá e se divirta. Agora, se vc não gosta de dramalhões, nem passe perto.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Respostas ao Kindle

Kindle, o e-book da Amazon, considerados por muitos o "Ipod dos livros", já tem os primeiros feedbacks, e bem promissores. Confiram neste blog.

O Kindle ainda não tem previsão oficial de chegada no Brasil, mas já um dos meus sonhos de consumo :)

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

I'm McLovin

Quem ainda não viu Superbad perdeu o melhor filme nerd de 2007. Mas para quem viu a camiseta abaixo é um sonho de consumo:

Pena que só importada. Quem quiser adquirir, pela bagatela de US$ 22, basta clicar aqui.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Paixão pela Voadora

Uma amiga minha tem uma tese de que o povo brasileiro ama a voadora. Sim, o golpe em que a pessoa dá um salto, dobra uma perna e estica a outra desferindo um chute em seu adversário.

Todos nós já brincamos de lutinha, certo? E quem nunca deu uma voadora? Pois é, todo brasileiro é fascinado por esse golpe pouco eficaz mas plasticamente bonito. Motivo? Sei lá. Talvez essa coisa cultural de lutar com os pés (futebol, capoeira). Mas é um fato, amamos a voadora. Prova disso é o video abaixo, do Lindomar, o Sub-Zero Brasileiro. Lembram disso?


domingo, 6 de janeiro de 2008

De volta

Amigos, vcs devem ter notado que não há postagens minhas nem aqui nem no site há um tempo. Isso porque eu estava nas minhas merecidas férias. Mas já estou de volta para acrescentar bastante coisa em 2008.

Antes de mais nada, vcs já devem ter notado as ligeiras mudanças no site, no esquema das colunas e da home. São sutis mas visam facilitar a vida do nosso leitor.

Que venha 2008 com muitas mais nerdices para nós.