quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Qual é a desse cara?

Acabei de ver o novo filme do David Linch Império dos Sonhos (Inland Empire). O filme é tão bizarro quanto o antecessor, Cidade dos Sonhos (Mudholland Drive). Reparem que para explicar as doideras do cara, os distribuidores brasileiros metem a palavra "sonho" na história. Facilita um bocado.

O fato é, são 3 horas de filme bem bizarro. Há um sentido, eu espero, mas a interpretação é livre. Eu sempre fico imaginando como deve ser o set de filmagem, como ele faz pra convencer os atores a fazer todas essas coisas loucas.

Enfim, assista apenas se vc for fã do gênero.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Guerra dos Bastardos



Livro sensacional!. Acabei de fazer a resenha pro HN e espero q isso empolgue as pessoas a ler o livro. Devo confessar, que eu mesmo só o comprei depois de ler a resenha do Melhores do Mundo (muito legal, por sinal).

Os leitores tem curtido nossas resenhas de livros. Pretendemos colocar mais para satisfazê-los, portanto aguardem uma enxurrada de títulos resenhados em breve.

domingo, 25 de novembro de 2007

Mea Culpa

Um post mais pessoal, para avisar que final de semestre surgem uma porção de trabalhos na faculdade para entregar e nós aqui no Homem Nerd estamos nessa correria. Daqui a alguns dias terminamos tudo e começaremos a preparar o próximo especial do site: os melhores do ano! E dessa vez com participação do público.

Outro comentário que gostaria de fazer é sobre minha resenha do animê Afro Samurai. Cometi um erro inicialmente, ao creditar a produção da animação à TV Fuji, que na verdade só exibiu. Quem produziu foi a empresa Gonzo. Agradeço a dica a Sanda Monte, do blog Papo de Budega, especializado em animações japas.

Ainda sobre animações japonesas, o Luiz atentou que temos pouca cobertura desse tipo de produção, muito apreciada pelos nosso queridos nerds. Os leitores, o que acham? Deveríamos resenhar mais animês? Quais? Comentem!

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Boas idéias quase sempre já foram usadas

Atenção, o post a seguir tem um spoiler do 5º episódio da segunda temporada de Heroes.

***

É muito difícil ter uma boa idéia original hoje em dia. Talvez pelo fato de termos cada vez mais registros do que já foi produzido, o fato é que muitas boas idéias de séries, gibis, filmes, livros e games já foram utilizadas em outros lugares.

Prova disso é o 5º episódio da segunda temporada de Heroes onde Nathan Petrelli e Matt Parkman ficam presos num lugar que transforma seus pesadelos em realidade e os obriga a lutar contra criaturas do seu imaginário. O problema é que em seus delírios loucos, um acaba lutando contra o outro.

Há alguns anos, meu irmão mestrou uma aventura de RPG que os personagens enfrentaram a mesma situação. Mas, calma, longe de mim pensar que Heroes plagiou uma aventura de RPG do meu irmão, mesmo pq ele copiou a idéia do animê Street Fighter II (vcs se lembram? passava no SBT).

A idéia é ótima pois coloca dois heróis para brigar a sério e todo mundo curte dois dos mocinhos saindo na porrada. E, apesar de achar difícil que os roteiristas de Heroes tenha copiado a idéia espificamente desse animê de pouco sucesso, a série é famosa por copiar boas idéias, como as de X-Men, Watchmen e Invisíveis, portanto se não foi de Street Fighter, deve ter sido de algum outro lugar.

domingo, 18 de novembro de 2007

Ser nerd está na moda

Já está dando para perceber pelas estréias de seriado, confira nosso especial das estréias aqui: http://www.homemnerd.com/editorial.php?id=0 que ser nerd está na moda.
E neste feriado de folga no interior de São Paulo vi duas coisas assombrosas. A primeira foi uma reportagem do Globonews, se não me engano, sobre como os nerds são o futuro e vão dominar o mundo. E apresentou o perfil de alguns nerds famosos.

O outro mais incrível foi uma reportagem no jornal local sobre como a onda agora é ser nerd e mesmo quem não é está se vestindo de nerd com roupas de brechó ("Watch out it's vintage", como diria Evan do Superbad). Nesta mesma reportagem Tom Leão, crítico musical e autoproclamado nerd, lista coisas nerds tipo Lost, Superbad, O Virgem de 40 anos, Star Trek. Só não concordo com o fato de ele ter citado Daft Punk e eletrônicos do gênero como música nerd. Talvez possa ter sido nos ano 80, nos EUA (lembram do Ross e seu teclado?) quando a música eletrônica era feita por geeks que sabiam mexer em máquinas que produziam sons tecnológicos mas hoje em dia a coisa mudou.
Inclusive ele lista o seriado de apenas 1 temporada, Freaks and Geeks, do Judd Apatow. Esse seriado passou no Multishow e agora não passa mais em lugar nenhum. Isso demonstra como Judd Apatow foi vanguardista, se fosse agora seria o maior sucesso!

Mas no final o mais importante é que se o jornal da minha cidade está falando que é MODA é porque a coisa está pegando mesmo! Aguardem os nerds!

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Mandando Bala

O cinema de ação no século XXI não é nem sombra do que já foi, sobretudo nas duas últimas décadas do século XX. Não temos grandes figuras desse tipo de filme ultimamente, como Indiana Jones, Rambo, John McClane ou T1000. Vez ou outra alguém surge com um desses só pra nos fazer lembrar de como filmes de ação são legais.

É
o caso de Mandando Bala, estrelado por Clive Owen e a sempre maravilhosa Monica Bellucci. O filme é sensacional, com boas cenas do início ao fim. Tem diversas referências legais, como ao personagem dos quadrinhos Justiceiro e ao sensacional mangá Lobo Solitário (um cara matando bandidos com um bebê a tira colo, nada mais Itto Ogami).

Confiram a resenha:
http://www.homemnerd.com/resenha.php?id=2770

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Sunshine – alerta solar

A Frá acabou de colocar uma nota no HN sobre os lançamentos de DVDs da FOX e um deles é Sunshine – Alerta Solar. Putz, é um filme do cacete, muito bom mesmo. Uma ficção científica com terror psicológico de primeira. Não é tão bom quanto Extermínio, do mesmo Danny Boyle, mas vale cada segundo na frente da tela. Confiram a resenha.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Polêmica do Garoto-Aranha

A essa altura todos já ouviram a história do jovem Riquelme, de 5 anos, que salvou um bebê de um incêndio vestido de Homem-Aranha. A irresponsabilidade (afinal, não tinha nenhum poder e poderia ter se tornado outra vítima) do menino foi congratulada, afinal ele salvou uma vida. Eu fico arrepiado todas as vezes que eu leio essa história, sobretudo na versão do UHQ que contou que o menino tem semelhanças maiores com o Homem-Aranha, como o fato de ter sido criado pela tia e ter se recusado a receber uma recompensa pelo seu ato de bravura.

Mas a tal polêmica ficou por conta do artigo escrito por Paulo Ramos no "blog dos quadrinhos" onde ele coloca um "o que aconteceria se" com um fim trágico do menino. Segundo Ramos, a imprensa "marrom" promoveria uma caça às bruxas sobre os quadrinhos. Zé Oliboni rebateu muito bem no blog do Pop Balões, avaliando a postura da sociedade.

Minha visão é que o garoto poderia ter morrido, mas seu ato de coragem foi louvável. A partir de agora ele precisa ser avisado que não é o aranha pra não mais agir dessa maneira irresponsável. Contudo, acho bem legal que um personagem de quadrinhos que sempre zelou pelo que é certo pode inspirar um ato de heroísmo na vida real.

domingo, 11 de novembro de 2007

Zumbis comandam!

Pegue sua espingarda e vá para o litoral pois os zumbis estão dominando a Terra! Tal afirmação é verdadeira pois filmes, livros, games e Hqs de zumbis não param de sair. Só nesse final de semana Publicamos duas resenhas sobre o tema: o novo filme de Robert Rodriguez Planeta Terror que na verdade é mais uma sátira/homenagem ao tema e Zumbie World, HQ de Mike Mignola.

E em breve um mini-especial sobre zumbis compilando todo o material sobre o assunto que nós do Homem Nerd já levantamos, afinal a ameaça zumbi é um fato e é bom tem o maior número de informação possível.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Guerra Civil Especial 1



Coloquei uma resenha do gibi no Homem Nerd ontem à noite. Bem lega, um trabalho competente com Jenkins no comando. Confesso que com o subtítulo "Frente de Batalha" esperava ver mais lutas, mas o gibi se foca mais nos bastidores, na vidas das pessoas do universo Marvel afetadas pela Guerra Civil. O estilo Marvel de ser, sempre mais voltado para o humano do que ao fato.

Confiram:
http://www.homemnerd.com/resenha.php?id=2745

domingo, 4 de novembro de 2007

Rapidinhas

Death Note

Estou lendo o volume 5 de Death Note. Cara, confesso que no começo o mangá não me empolgou, agora fica melhor a cada edição. Recomendo a todos os fãs de roteiros inteligentes.

Viva Calígula

Jogo online do [adult swim] do cartoon network. Diversão garantida. Copiei da dica do blog do meu parceiro do UHQ Ricardo Malta.

Heroes

Essa segunda temporada ainda não me empolgou. Sempre fico com o pensamento "cópia de Watchmen" na cabeça o tempo todo. Acho que tem limite para inspiração e plágio. Vamos ver se eles conseguem fugir do segundo.

Especial seriados
Com o fim da Mostra de Cinema de São Paulo (a maior do gênero no Brasil, mas não a mais importante) teremos um novo especial no Homem Nerd. Abordaremos as estréias das novas temporadas na TV à cabo que se acontecem no próxima semana. Segunda-feira, dia 05/11, já teremos as estréias de My boys (20h a 20h30 – Sony), Samantha Who? (20h30 a 21h – Sony), Big Day (21h a 21h30 – Sony), Rules of Engagement (21h30 a 22h – Sony) e Cane (22h a 23h – Warner), com resenhas postadas ao longo da semana. Depois colocamos todas as estréias no site.